Le mie radici

"Adoro l’odore e il calore della terra ,
le molteplici forme che di essa sono la vita,
per vedere i miei occhi li devo specchiare ,
per contemplare le radici del mio reame , socchiuderli è meglio.
Allora ritrovo quel che avevo smarrito ,
l’infinito accoglie in sè quanto pensavo perduto ,
realizzo non v’è separazione,
intorno scorgo mera illusione ,
che quando contemplo nel cuore l’amore,
l’eterno riflette solo grazia , splendore ,
la pace che sento è profumo di Dio,
quando sono al cospetto non v’ è assenza,
nè oblio , nè ombra, nè morte hanno mai varcato la soglia,
da ere aspettava l’ Amante Supremo
che rimuovessi il torpore terreno,

Lui mi ha toccato , mi sono destato."

Eraldo 11 04 2010

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Le Mie Radici 1: Pavia

Cheguei em Pavia! Terra de onde veio a família por parte do meu pai.
Pavia fica a 35km ao sul de Milano. A cidade foi posto-militar durante o Império Romano, para proteger a ligação da Via Aemilia entre Ariminum e Padus. Sob domínio dos Godos, virou uma fortificação. E com os Lombardos, virou capital do reino (568 - 774 DC).

Depois de almoçar, resolvi andar pela cidade (que não é muito grande - 71mil habitantes). O primeiro lugar que passei foi o Castello Visconteo.
O castelo foi construído por Galeazzo, il Visconti em 1360, depois de tomar a cidade. Nessa época, era uma cidade-estado independente. Os Visconti era a dinastia que governava Milano. Algumas partes do castelo lembram o Castello Sforzesco em Milano. Os dois são mais ou menos da mesma época, porém o Castello Sforzesco foi modificado e ampliado em 1450.


O mesmo Galeazzo foi responsável pelo ínicio da construção da Igreja Santa Maria del Carmine. A igreja é um exemplo de construção gótica-lombarda (basta ver os arcos. Se forem redondos, são romanescos. Se forem um pouco pontiagudos, são góticos). 




A construção da Catedral de Pavia começou em 1488 e ainda hoje é tida como inacabada, pois lhe falta o revestimento de mármore conforme o projeto inicial. O duomo é o 4o. maior da Itália, ficando atrás dos duomos da Basílica de São Pedro, Duomo de Firenze e do Panteão.







A Igreja de San Michele Maggiore é um exemplo de construção romanesca-lombarda. A igreja serviu para a coroação de Luis III, rei da Provença e de Frederick I, rei do Sacro Império Romano!
A igreja é construída com blocos de arenito. Por essa razão, muito da fachada foi perdida devido à intempérie. Na entrada principal, ainda é possível ver a imagem do Arcanjo Miguel, que dá nome à igreja.







Pavia está localizada ao norte do rio Ticino, um dos afluentes do rio Pó. As margens do rio ganham vida no final do dia. Começam a aparecer várias pessoas caminhando e praticando corrida pela calçada; apenas tomando sol ou lendo um livro nos bancos e na grama; o bar-flutuante abre. A ponte coberta seria um dos cartões postais da cidade, se eu achasse cartões aqui, e é a mesma que está como imagem de fundo deste blog! (checkpoint cumprido! rs)
Enfim, um bom lugar para caminhar, curtir o por-do-sol e tomar uma cerveja (no bar-flutuante, é claro)!













Apesar de pequena, Pavia fica bem movimentada no final da tarde. Muitas pessoas aproveitam o comércio ainda aberto e os cafés.





Nenhum comentário:

Postar um comentário