Le mie radici

"Adoro l’odore e il calore della terra ,
le molteplici forme che di essa sono la vita,
per vedere i miei occhi li devo specchiare ,
per contemplare le radici del mio reame , socchiuderli è meglio.
Allora ritrovo quel che avevo smarrito ,
l’infinito accoglie in sè quanto pensavo perduto ,
realizzo non v’è separazione,
intorno scorgo mera illusione ,
che quando contemplo nel cuore l’amore,
l’eterno riflette solo grazia , splendore ,
la pace che sento è profumo di Dio,
quando sono al cospetto non v’ è assenza,
nè oblio , nè ombra, nè morte hanno mai varcato la soglia,
da ere aspettava l’ Amante Supremo
che rimuovessi il torpore terreno,

Lui mi ha toccato , mi sono destato."

Eraldo 11 04 2010

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Firenze: a cidade dos Medici II

Continuação:

Algumas obras expostas na entrada do Palazzo Vecchio contém significados ocultos como, por exemplo, Judite e Holofernes que retrata uma das passagens da bíblia. Porém, o significado oculto seria de Firenze matando Siena, quando a primeira se tornou capital da Toscana depois de inúmeras batalhas.

Judite matando Holofernes (ou Firenze matanto Siena)
O leão em em cima do brasão de armas de Firenze mostra o domínio da região Toscana.
Leão e Brasão de Armas de Firenze
Não distante do Palazzo Vecchio, se encontra a Basílica de Santa Maria das Flores. O nome das Flores é porque remete à Firenze (Florença, a cidade das flores). A Basílica di Santa Maria del Fiore também é conhecida como Duomo. Muitas cidades possuem catedrais, mas poucas no mundo possuem Duomo.
Quando existe uma catedral em uma cidade é porque, nesta cidade, há um bispo. A catedral é a "residência" do bispo. Mas o Duomo é algo mais: é a "residência" de Deus!
O tamanho da Basílica di Santa Maria del Fiore realmente impressiona e faz crer que existe algo superior em sua construção.
Levou cerca de 140 anos para ficar pronta! Tendo sido começada por Arnolfo di Cambio, arquiteto do Palazzo Vecchio, e terminada por Filippo Brunelleschi. Brunelleschi foi quem viabilizou a construção do domo da Basílica, utilizando uma técnica diferente da maneira clássica de construir domos (como na Basílica de São Pedro e no Pantheon). O Brunelleschi construiu na verdade dois domos! Um interno e outro externo, de forma que o domo se auto-sustenta. O resultado é um domo mais alto, um pouco ovalado, se comparado com os demais domos existentes.
O domo foi a última parte da basílica a ser construída. Houve uma disputa para saber quem iria ser o responsável pela construção: Lorenzo Ghiberti (que construiu a "Porta do Paraíso", porta de entrada do batistério da Basilica di Santa Maria del Fiore) e Filippo Brunelleschi. Mas Brunelleschi era patrocinado por, nada mais nada menos, Cosimo Pater Patriae degli Medici!!! e acabou ganhando a disputa.


Basílica di Santa Maria del Fiore

Domo da basílica

Porta de entrada


Filippo Brunelleschi encontra-se imortalizado, e hoje senta-se na Piazza del Duomo observando a sua obra.
e com vocês... Filippo Brunelleschi!
Uma das atrações turísticas de Firenze é subir até o topo do Duomo! Tem uma sacada lá, onde é possível ver toda a cidade. Haja pernas para subir, mas eu fui até lá.
Passagem entre o domo interno e o externo

No topo do Duomo





Afrescos no domo interno
Diferente da Basílica di San Lorenzo, a riqueza da Basilica de Santa Maria del Fiore está do lado de fora. Dentro ela é muito simples. Há apenas 2 tumbas dentro da igreja, o que a difere também do costume da maioria das igrejas italianas de sua época. Isso porque o Duomo é a "residência" de Deus, e não do homem.
Interior da Basilica di Santa Maria dei Fiore

Afresco no domo interior, mostrando o juízo final
Para finalizar a visita à Firenze, nada melhor que passar o pôr-do-sol na Piazza Michaelangelo onde se pode apreciar a vista de toda a cidade.



Assim eu me despeço da Toscana. Próxima parada: Emilia-Romana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário