Le mie radici

"Adoro l’odore e il calore della terra ,
le molteplici forme che di essa sono la vita,
per vedere i miei occhi li devo specchiare ,
per contemplare le radici del mio reame , socchiuderli è meglio.
Allora ritrovo quel che avevo smarrito ,
l’infinito accoglie in sè quanto pensavo perduto ,
realizzo non v’è separazione,
intorno scorgo mera illusione ,
che quando contemplo nel cuore l’amore,
l’eterno riflette solo grazia , splendore ,
la pace che sento è profumo di Dio,
quando sono al cospetto non v’ è assenza,
nè oblio , nè ombra, nè morte hanno mai varcato la soglia,
da ere aspettava l’ Amante Supremo
che rimuovessi il torpore terreno,

Lui mi ha toccato , mi sono destato."

Eraldo 11 04 2010

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Parma: uma jóia no meio da Emilia-Romana

No caminho para Parma, pude ver o quanto a paisagem mudou. Deixei os Montes Apeninos para trás e adentrei mais a Emilia-Romana.


Tirei algumas fotos de dentro do trem para comparar com as fotos que tirei da Toscana, principalmente para comparar com as fotos de San Gimignano. Aqui tudo é plano, plano, plano. Só sendo quebrado pela existência dos Apeninos ao longe. Ah! E neve!
De Bologna para Parma. Tudo plano.


Tentativa de tirar uma foto dentro do trem. A luz não ajudou muito. Vou ter que usar o Photoshop depois.
Se for para tração um paralelo, Bologna está para São Paulo como Parma está para... hum... Londrina!
É uma cidade muito charmosa, com pessoas bonitas nas ruas. E também tem os distritos vizinhos para visitar e comer (Torrechiara está para Parma, assim como Warta está para Londrina). Porém, a Warta daqui tem castelos! rs
Parma é famosa por seus produtos típicos: salame, presunto (presunto parma) e queijo Parmigiano-Reggiano (o queijo parmesão!). À noite, pude comer uma mega-pizza de presunto parma. Estava muito, muito boa. Mas acho que não vou poder ver presunto parma tão cedo na minha frente. A cidade é bem conservada e colorida, bem diferente de Bologna.


Os prédios coloridos e as luminárias dão um charme à cidade.


Parma é uma cidade fundada pelos Etruscos, mas serviu de posto avançado para o Império Romano como proteção da Via Aemilia. Porém, é na era medieval que Parma ganha destaque. O batistério de Parma é conhecido por marcar a transição do estilo Romanesco para o estilo Gótico. Pena a catedral de Parma estar fechada para visita. Os afrescos são feitos no estilo ilusionístico. Deve ser interessante de ver.
Catedral de Parma em restauração.

Batistério de Parma


Entrada do Batistério.
Outro ponto que visitei foi o Parco Ducale. Não consegui muita informação sobre esse lugar, apenas que parte do Palazzo Ducale foi destruído durante a 2a. Guerra Mundial pelos bombardeiros aliados. Parma esteve sob o domínio nazista até 26 de abril de 1945, quando foi libertada pela resistência local com a ajuda de, quem??? da Força Expedicionária Brasileira!!!!!!


"Por mais terras que eu percorra,
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá;
Sem que leve por divisa
Esse "V" que simboliza
A vitória que virá!"


O parque é muito grande, mas no inverno fica meio feio. Na primavera ou verão vale uma visita, com certeza!



Se eu fosse um pato, não estaria na água num frio desses!
Na tarde do 1o. dia, resolvi visitar o castelo de Torrechiara, já que estava planejado ir para Modena na manhã do dia seguinte. A unica maneira de ir até Torrechiara é de ônibus, que passa apenas de hora em hora. Aconteceu que acabei descendo um ponto antes, mas como era longe da cidade o ponto correto estaria Km de distância! O sol já estava baixando e o próximo ônibus só iria passar dali 1 hora. Estava ficando frio. Não tive outra escolha senão atravessar a estrada e esperar o ônibus de volta para Parma.
Fiquei muito decepcionado de não ter ido visitar o castelo, então decidi que Modena poderia esperar um pouco. Na manhã do dia seguinte, acordei bem cedo para ir ao castelo. Valeu a pena!
Castello di Torrechiara
O Castello di Torrechiara não foi construído apenas como fortaleza. Segundo a lenda local, o conde Pier Maria Rossi, um nobre da região, casado desde os quinze anos de idade por interesses de família, apaixonou-se perdidamente por Bianca Pellegrini, esposa de um outro nobre.
Para viver esse amor proibido, ergueu o Castello di Torrechiara, onde os enamorados desfrutaram o romance. Em seu interior, ricamente decorado, o quarto dos amantes (denominado como Camera d'Oro) destaca-se pelos belos afrescos. Em todos os elementos da decoração, dos vasos de terracota às pinturas, encontram-se as iniciais do casal entrelaçadas, alternadas com a inscrição Nunc et Semper (Agora e para Sempre). Era proibido tirar fotos no interior, porque o flash pode danificar os afrescos.
O castelo fica no topo de uma colina, o que dá uma visão bem ampla da planície abaixo. A paisagem é quebrada pelos Montes Apeninos ao fundo.
Subida (outra...) para o Castello di Montechiara

Distríto de Montechiara.

Visão dos muros inferiores para o distrito de Montechiara.

Planície e os Montes Apeninos ao fundo.

Montes Apeninos.

Muralhas do castelo.
Dentro das muralhas, existe um pequeno burgo. Algumas casas, uma pousada (!), uma igreja e uma taverna. A taverna tem uma área externa, com mesas debaixo de uma parreira de uva. Bom lugar para tomar um vinho admirando os Montes Apeninos ao longe.
Burgo do castelo


Igreja

Taverna del Castello
Terminando minha visita a Torrechiara segui viagem para Modena, terceira cidade da Emilia-Romana.

Eu e Giacomo, o boneco-de-neve

Safado roubou minha boina..

"Aquele não é o cometa Haley?"
"Onde?"

Há! Peguei de volta...

"Falou aí Giacomo!"

Castello de Montechiara

Emilia-Romana também tem seu charme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário